terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cruzando O Brasil de Norte a Sul Via Litoral 3° Dia: TERESINA-PI PARA JIPOCA DE JERICOACOARA -CE

10-12-2013 / 3° Dia.

Como chegamos à Teresina já tinha escurecido, fomos direto para o hotel tomamos um belo banho e fomos comer alguma coisa, particularmente achei muito difícil andar nesta cidade.

Ao amanhecer fomos visitar apenas o Mirante da cidade  sobre a Ponte Estaiada com 95 metros de altura. veja mais em http://www.turismoteresina.com/guias/atrativos-turisticos/complexo-turistico-mirante-ponte-estaiada-149.html

Porém, neste dia o Mirante  estava em manutenção e apenas foi possível tirar algumas fotos próximo ao elevador. Nosso guia foi o Luiz Carlos uma grande pessoa a qual conheci por telefone por intermédio do Carlos Amarante,  e me ajudou muito na reserva do hotel em Teresina e apesar de estar sem muito tempo nos guiou até o Mirante. Obrigado Luiz Carlos  pela sua atenção, estaremos à sua disposição.

Família reunida

Leozinho e Brendha

Andreia e ao fundo o Rio Poti sob  a Ponte Estaiada.

Pensa que esta podendo

Saímos de Teresina às 10:00h em sentido Jipoca de Jericoacoara cidade esta que a tempos gostaria de conhecer.

À medida que descemos a vegetação começa a mudar.

Paramos para abastecer na de São João da Fronteira, última cidade do Piauí divisa com Ceará.
(quente ao extremo)

Fizemos uma parada em Tianguá  primeira cidade do Ceará depois do Piauí, um povo tranquilo e acolhedor.  Almoçamos no restaurante e churrascaria Barriga Cheia onde saboreamos um carneiro assado delicioso.

Depois de Tianguá seguimos em sentido Viçosa do Ceará ao invés de ir por Sobral. Descemos a Serra do Ibiapaba,  é muito linda, a sensação que tínhamos é que íamos bater no paredão da montanha.

Pena que nunca ouvi falar deste fantástico lugar,  se não tinha programado  para  uma das minhas paradas, foi  um dos lugares mais bonitos que já vi. Um dia quero voltar e explorar suas belezas.

Chegamos a Jijoca de Jericoacoara já à tardezinha.

Antes de entrar na cidade existe uma rotatória onde se observa vários guias oferecendo serviços, a dica é ir um pouco mais adiante na entrada da cidade ao lado de um posto de combustível onde terá os guias credenciados, pois  se caso ocorrer algo você tem onde reclamar.

Nesta entrada que os guias credenciados irão atendê-lo

Existe quatro modos de chegar à Praia de Jericoacoara:
1) Aéreo desembarcando em Fortaleza, alguns hotéis ou pousadas já disponibilizam carros para o trasnfer Fortaleza - Jeri.

2) Se estiver de carro pode deixar o veículo em Jijoca de Jericoacoara no estacionamento (cidade) e seguir de caminhonete até Jericoacoara (praia) o valor é de R$ 80,00, lembrando que para voltar é cobrado o mesmo valor.

3) Existe também o serviço de guia acompanhado no qual o guia vai no  carro indicando as trilhas até chegar ao destino, o valor do guia acompanhado é de R$ 50,00 lembrando também que o carro não pode ficar na rua e os hotéis não dispõe de estacionamento, em Jeri existe um estacionamento fora do centrinho, onde é cobrado o valor de R$ 10,00 por dia. Não se preocupe o estacionamento dispõe de caminhonetes o tempo todo para levar e buscar nos hotéis já incluso no valor de R$ 10,00 é só ligar.

4) Pode-se também ir até a praia sem contratar nenhum serviço, o problema é que o carro pode ficar atolado na areia e como Jeri faz parte de um Parque Nacional existe algumas lugares que não pode passar de carro.
AVISO: caso  não contrate o serviço e aconteça de ficar atolado, o pessoal cobra 5 vezes mais r para tirar o carro da areia.

Da entrada da cidade até a praia de Jericoacoara a distância é de 23Km

caminho para Jeri

essa ponte atravessa um mangue e é muito estreita

fomos bem devagar para curtir  essa beleza fantástica

chegamos ao vilarejo e o sol já estava se pondo, uma recepção inesquecível

Descarregamos o carro, levei-o ao estacionamento e após um merecido banho fomos ao restaurante do Sapao, comida muito boa, e com uma música ao vivo excelente.

A vila em Jeri é algo bem diferente do que costumamos presenciar,  muito charmosa, não se vê postes e fios, pois  a eletricidade é via cabos subterrâneos, isso para preservar a originalidade.

Em Jeri, existe apenas cinco ruas a vila é bem pequena e impossível se perder, as ruas são  extensão da praia apenas areia, portanto traga apenas chinelos ou se preferir ande  sem eles e relaxe.